top of page
estadualnoticiaedu

Conheça a história profissional da nossa ATP Lisi Simão dos Santos

O que seria das escolas sem o trabalho das nossas queridas Assistente Técnico Pedagógico (ATPs)? E na Escola de Educação Básica Praia da Gaivota, esse papel é desenvolvido com maestria por Lisi Simão dos Santos. Conheça mais sobre o papel do (a) ATP e sobre a vida da nossa querida Lisi em entrevista completa escrita pelas alunas Júlia Bastos Lemos e Vanessa Vitória Neto Yokoyama.


Júlia Bastos Lemos e Vanessa Vitória Neto Yokoyama


Formada em Letras, Lisi Simão dos Santos é apaixonada pelo magistério, profissão que desempenha há mais de 15 anos. Ela iniciou este ano como Assistente Técnica Pedagógica na escola Praia da Gaivota. Porém, Lisi tem uma vasta experiência como diretora na Escola de Educação de Ensino Fundamental Doralina Clezar da Silva, local em que atuou por 10 anos. Ela é uma mulher dedicada em tudo que faz e está sempre disposta a ajudar a todos que precisam. Venha conhecer mais sobre Lisi em nossa entrevista.


Estadual Notícias - Qual é a função do Assistente Técnico Pedagógico?

Lisi Simão dos Santos - O ATP trabalha no setor pedagógico da escola: articula a elaboração e execução do planejamento curricular e participa da elaboração, da execução e do desenvolvimento de programas e projetos educacionais. Compete também ao ATP a coordenação quanto à construção e atualização do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, bem como a organização de conselho de classe, de reuniões pedagógicas e de formações continuadas em serviço. O ATP auxilia os professores na elaboração dos planos quinzenais e dos planos de curso, além do preenchimento do professor online e da utilização do Google Classroom. Ele orienta os alunos quanto à participação e rendimento escolar sempre que os professores solicitam, como conversar com os pais ou responsáveis sobre aprendizagem e comportamento, fazendo a mediação de conflitos.


EN – Lisi, conte-nos um pouco sobre sua vida profissional até a sua vida atual.

Lisi - Comecei a trabalhar na área da educação em 2005 como professora substituta, época que ainda cursava faculdade de Letras – Português. Em 2006 me formei e continuei atuando como professora até início de 2008 (lecionei na rede estadual, na rede municipal e na rede particular). Até que assumi o concurso público como Assistente Técnico Pedagógico na rede estadual. Trabalhei como ATP de janeiro de 2008 a julho de 2009, na EEF Professora Doralina Clezar da Silva e, de agosto de 2009 a dezembro de 2019, atuei como gestora escolar na mesma instituição. De janeiro de 2020 a dezembro do mesmo ano, retornei à função de ATP na Escola Doralina. Em fevereiro deste ano, vim de remoção para atuar como ATP na EEB Praia da Gaivota. Em 2006 formei em Letras/Português (primeira graduação); em 2008 conclui Especialização em Gestão Escolar e de 2012 a 2016, cursei a faculdade de Administração de Empresas.


EN - Por que escolheu atuar na área da Educação?

Lisi - Venho de uma família com vários profissionais que atuam na educação, inclusive minha mãe é professora aposentada e meu pai lecionou alguns anos. Acredito que a convivência e bons exemplos dos meus familiares fizeram com que despertasse a vontade e interesse de trabalhar na área da educação. A decisão de realizar o concurso e trabalhar como Assistente Técnico Pedagógico foi porque, além de continuar atuando na área da Educação, gosto de trabalhar com o setor administrativo e que tenha contato com o público, além de ser um trabalho dinâmico.


EN -quais são os seus pontos fortes?

Lisi - Responsabilidade, comprometimento. Sou uma pessoa muito boa de coração e muito comunicativa.


EN- Quando criança, o que você imaginava sobre a sua vida adulta?

Lisi - Quando criança sempre pensei em ter uma loja de roupa.


EN- Você era uma boa aluna?

Lisi - Sempre fui a melhor aluna em todos os meus anos escolares.


EN- Se pudesse voltar no tempo,escolheria a mesma profissão?

Lisi - Eu gosto de trabalhar nessa parte administrativa, e se eu tivesse oportunidade, teria a loja e ao mesmo tempo continuaria na mesma profissão.


EN - Como foi o seu primeiro emprego?

Lisi - Meu primeiro emprego foi como professora, mas se ser estagiária em faculdade conta como um emprego, teria sido esse o meu primeiro emprego.


EN - Se pudesse viver a sua vida novamente, faria algo de diferente?

Lisi - Não mudaria, pois eu acho que tudo aconteceu conforme deveria acontecer.


EN - Você tem passatempos favoritos?

Lisi - Gosto de dançar, passear, viajar, mas com a pandemia isso não está sendo possível.


EN- Você tem algum objetivo futuramente?

Lisi - Construir uma família.

413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo.png
bottom of page