Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido neste blogue, sobre diversos gêneros textuais, o Estadual Notícias lança a editoria Delícias da Terra. Os alunos do oitavo ano escrevem, neste espaço, um pouco da culinária, pesquisas sobre alimentos e, claro, fazem as receitas.
Para inaugurar, vamos conferir o texto da aluna Rafael Amorim.
Rafaela Amorim
Receita feita por mim, Rafaela
• A história da gastronomia no Brasil começa a ser contada a partir do momento em que os portugueses chegam ao país e tem os primeiros contatos com os índios que tinham sua própria culinária que era totalmente diferente do que os portugueses conheciam, era uma culinária baseada em frutos da terra como o milho, o feijão, a fava, a mandioca, a goiaba e é da mandioca eles retiravam seu principal alimento que era a farinha, há relatos de que a farinha era totalmente indispensável na culinária indígena, o feijão e a fava não eram muito apreciados na alimentação e se consumia muito amendoim, de todas as formas tanto cru, como assado, como cozido, o índio no Brasil de 1500 assim como o homem pré-histórico não tinha uma hora exata para comer. Assim como os europeus, eles preferiam o alimento asado ou tostado muito mais do que cozido, as bebidas indígenas eram sempre aquecidas antes de serem ingeridas.
• A colonização do Brasil culminou com o nascimento da cozinha brasileira essa cozinha é resultado da mistura de três povos, os portugueses, os africanos e os indígenas a mistura dessas três culinárias formou a culinária brasileira, a farinha um prato típico indígena foi nacionalizado pelos portugueses, alguns pratos já existentes no Brasil foram incorporados a cultura negra recém chegada no Brasil, por exemplo, o milho foi incluído no culto a oxoci. • Após a independência do Brasil de Portugal a cozinha brasileira se afirmou, a cachaça foi uma grande animadora dos encontros anti-portugal, a produção de café ia crescendo cada vez mais, a culinária italiana foi outra que teve muita influência na culinária brasileira devido a grande entrada de italianos no período do café, a partir daí a culinária brasileira foi se consolidando buscando um detalhe em cada país e se transformou nessa culinária riquíssima de hoje em dia.
Comidas típicas do Brasil
Acarajé: Esta receita é comumente encontrada na Bahia, e se tornou até mesmo um símbolo. O acarajé é um bolinho feito com feijão-fradinho, que leva pimenta, e pode ser recheado com vatapá e camarão. Este bolinho é frito antes de tudo no azeite de dendê. Pão de Queijo: Se você deseja algo para acompanhar um delicioso café, o pão de queijo, é uma excelente pedida. Trata-se de um pãozinho feito com base de polvilho e queijo. É um das comidas mais famosas do Brasil, originada do Estado de Minas Gerais.
Feijoada: Este é definitivamente o prato mais comum e conhecido do Brasil. Ao passar por algumas regiões do País, como o Rio de Janeiro, nunca deixe de provar a feijoada, que é composto de feijão preto, carnes de porco e boi, e também algumas partes do porco, como rabo e orelha, além de uma variedade de linguiças, bacon e até mesmo carne seca. Tapioca: A tapioca é comumente consumida em cidades do Nordeste, mas, acabou se espalhando pelo País todo, devido às suas qualidades nutritivas. Pode ser consumida com uma grande variedade de recheios.
Açaí: Em um país como o Brasil, que o calor se faz presente quase o ano inteiro, um prato gelado é algo quase que necessário para sobrevivência. O açaí se originou em cidades do Norte, e como parte da cultura indígena. Sua versão oficial acompanha peixe e frutos do mar, mas, passou a ser vendido de forma doce, com frutas outros ingredientes. Churrasco: No Brasil, um dos churrascos mais conhecidos e citados é o gaúcho. Se originou no período em que o gado era algo muito abundante na região em questão. A forma tradicional de preparo leva apenas sal grosso na carne, antes de assá-la.
Coxinha: Este é um dos alimentos mais conhecidos no País, e obrigatório em festas de aniversário em sua versão menor. Trata-se de uma massa, recheada tradicionalmente com frango. No entanto, atualmente a coxinha pode ser encontrada em vários lugares com recheios diversos, até mesmo doce.
Feijão Tropeiro: Este é um dos pratos mais conhecidos do Brasil e é comum encontrá-lo pelas cidades mineiras. O feijão tropeiro trata-se de uma mistura de feijão, bacon, ovos, alho e cebola, que ainda leva farinha de mandioca. História da gastronomia Brasileira
Comments