Por meio do Blogue Estadual Notícia, os alunos da Editoria Geral, em projeto extra-classe desenvolvido pelo 8º ano, trabalharam o tema “Mobilidade Urbana” em Balneário Gaivota. Eles percorreram ruas e avenidas, conferiram a situação das passarelas e apontaram os problemas vivenciados pelos moradores e a busca de soluções para cada um deles. O objetivo do projeto é de incentivar a leitura e escrita no ambiente escolar.
Confira o texto produzido pelos alunos do 8º ano da Editoria Geral do Blogue.
Nataly dos Santos Martins 8º ano 2
*Colaborou
Gabriela Silva de Souza 8º ano 2
No município de Balneário Gaivota, habitantes reclamam da falta de ruas asfaltadas e passarelas bem construídas. As estradas de chão são esburacadas e com crateras. Um exemplo é a Avenida Interpraias que dá acesso à Rua 3. "Quando chove alaga a via. É lama por todo lado. Buraco é o que mais tem", reclama um morador. Outra moradora também lamenta. "Precisamos de asfalto urgente, pois nem o calçamento vai aguentar”. A prefeitura passa patrola, mas nem sempre é o suficiente. "Agradecemos pelas patrolas enviadas para a cobertura dos buracos, mas, infelizmente, de nada adiantou, pois dias depois, a rua fica pior".
A nossa reportagem também constatou que na Rua 9, localizada no bairro Marcelino Marcos Pereira, o problema é semelhante. Segundo uma moradora, “como a via é de saibro, quando o ônibus passa, levanta poeira que invade a casa. Pela velocidade dos ônibus, o chão chega a tremer”, fala.
Soluções
Afirmamos que, pelo grande tráfego que se estabelece na Avenida Interpraias, a única solução eficaz seria o asfaltamento e a pavimentação da via. Essas medidas irão trazer melhorias aos habitantes do bairro, como também um olhar positivo dos turistas em relação a uma cidade bem estruturada. Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura para saber se há alguma solução. A Prefeitura informou que já está tomando as providências em relação à Avenida Interpraias. Num primeiro momento foi contratada uma empresa para execução do Projeto Técnico de asfaltamento para 21 quilômetros. O projeto foi encaminhado ao Governo do Estado, que prometeu ser parceiro na execução da obra. Os técnicos do Deinfra solicitaram modificações no projeto, como a colocação de Ciclovia, no trecho entre a 5ª Avenida e Praia Turimar, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida para quem precisa se locomover ou circular de bicicleta pela Interpraias. Com relação às Passarelas, 14 foram reformadas e cinco novas estão sendo construídas, todas com acessibilidade para cadeirantes e de acordo com as normas de segurança vigentes. Sobre as ruas transversais, que ligam à Interpraias, o Executivo planeja realizar o calçamento das mesmas a partir de 2022. O blogue vai continuar fiscalizando para que, de fato, as obras aconteçam e que não fiquem só no projeto ou na intenção. A população que mora em Balneário Gaivota tenha mais acessibilidade e mobilidade urbana.
Comentários